Teste constata só 2 desodorantes eficazes
Análises feitas pela PROTESTE também mostram que só três de 12 têm efeito por 24 horas apesar desta informação na embalagem.
A PROTESTE Associação de Consumidores avaliou 12 desodorantes em aerossol, sendo 5 femininos, 5 masculinos e dois unissex e constatou que nove deles induzem o consumidor a erro ao informarem que têm efeito por 24 horas. Apenas três desodorantes realmente resistem por um dia, por isso a PROTESTE encaminhou os resultados da avaliação à Anvisa para que os rótulos sejam reformulados.
O Bí-O Cool informa que o efeito dura 48 horas. No entanto, o teste de eficácia constatou que apenas Axe e Nivea (para homens) resistem realmente por um dia . Entre os femininos, somente o Adidas apresentou desempenho considerado bom após 24 horas.
Ao final da análise, apenas quatro dos 12 desodorantes testados foram considerados bons produtos: Axe, Nivea e Rexona (para os homens) e Adidas (para as mulheres). Os demais, com exceção do Natura, são produtos de desempenho medianos. O desodorante Natura Erva Doce apresentou o pior resultado do teste, apesar de sua fórmula conter os mesmos princípios ativos dos demais produtos testados.
Nas análises a PROTESTE avaliou o pH, a concentração de alumínio, a espalhabilidade e a eficácia dos desodorantes em aerossol mais vendidos no país. Para checar se os produtos se mantinham eficazes por 24 horas, foi usado o método "sniff test".
No teste sniff” as pessoas lavam os braços com sabão neutro e sem cheiro no laboratório e aplicam quatro espirradas de cada desodorante em apenas um braço, deixando o outro sem desodorante algum. Após o produto secar, os voluntários vestem uma camiseta padrão e realizam tarefas cotidianas. Após 24 horas de uso contínuo das camisetas, especialistas as cheiram, comparando os resultados entre os braços.
Axe e Nívea (masculinos) foram os únicos considerados realmente muito bons em afastar o cheiro de suor dos voluntários. O pior neste aspecto foi o Natura Erva Doce. Já na resistência da fragrância, apenas Adidas e Dove (femininos) ainda apresentaram resquícios considerados aceitáveis do cheiro após 24 horas.
Em relação aos cheiros, o teste levou em consideração somente a durabilidade do perfume do desodorante. E a avaliação da eficácia dos desodorantes incluiu a análise do cheiro de suor nos braços de voluntários e o quanto ainda havia da fragrância do produto após 24 horas de uso contínuo.
Os produtos analisados foram : Masculinos - Axe Seco Click ; Nivea for Men Dry Impact; Rexona Men Active; Adidas Ice Dive; Bí-o for Men; Femininos -
Adidas Pure Lightness; Dove Original; Rexona Women Crystal Bí-o Naturals; Nívea Pure Invisible; e Unissex - Francis e Natura Erva Doce.
A metodologia escolhida pela revista não é tendenciosa como alega a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos ABIHPEC. O método snif também é usado pelos fabricantes para desenvolvimento dos produtos e é considerado válido pela Anvisa.
A PROTESTE como entidade independente não tem por norma consultar entidades setoriais quanto a metodologia a ser utilizada nos testes. As análises são baseadas em normas nacionais e internacionais. Quando as regras nacionais são permissivas ou desatualizadas a entidade se vale de legislação e métodos internacionalmente reconhecidos.
Os testes comparam a qualidade e a segurança de produtos de várias marcas e informa o consumidor sobre a qualidade dos produtos disponíveis no mercado para que possam fazer escolhas adequadas.
08.04.2010 - revista proteste
BEBIDA NESTLE - ALPINO
Bebida Alpino da Nestlé não tem Alpino
Fique de olho também no Neston líquido, ele tem muita gordura para os pequenos.
A Nestlé lançou recentemente a linha Fast, com bebidas lácteas prontas para beber nas versões Nescau, Neston e Alpino. O site Coma com os olhos (http://comacomosolhos.com/) denunciou ao Ministério Público o desrespeito ao consumidor presente na bebida Alpino, que apesar de o nome e a embalagem remeterem ao famoso chocolate da Nestlé, não traz chocolate Alpino em sua fórmula.
O Ministério Público do Rio de Janeiro entrou em contato com a PROTESTE pedindo o nosso parecer a respeito do caso. Concordamos que este produto induz o consumidor ao erro e decidimos verificar os outros produtos da linha.
Os rótulos das embalagens trazem todas as informações exigidas por lei, assim como as que a Proteste julga importantes. Porém, a ressalva que a bebida não traz chocolate Alpino vem em corpo de texto menor do que as informações principais, escrita separadamente na lateral do produto.
Açúcar e gordura - As bebidas Nescau fast e Alpino têm menos açúcar do que a versão original do Nescau pronto para beber. Essa redução no teor de açúcar é conseguida pela adição de sucralose, um edulcorante artificial. A PROTESTE não aconselha a ingestão de edulcorantes por grávidas e crianças.
Neston não traz edulcorante. Porém, a quantidade de gordura saturada ultrapassa 50% das necessidades diárias de uma criança até 3 anos. Por isso, também não recomendamos esta bebida para as crianças menores de 3 anos.
As embalagens de Nescau e de Neston trazem 300 ml, enquanto a do Alpino traz 280 ml. Apesar da diferença de volume, compramos as três garrafinhas pelo mesmo preço.
Última atualização em Abril de 2010
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário